Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Grupo de Estudos e Neoconstitucionalismo

Caros amigos,

Primeiramente, gostaria de compartilhar com todos o entusiasmo de ter recebido, por parte dos alunos da Faculdade Baiana de Direito, o convite para montar um grupo de estudos em Direito Constitucional, sendo que o intuito é promover o aprofundamento, por meio da leitura selecionada, de assuntos que muitas vezes não merecem a atenção devida durante o semestre letivo. Fico muito feliz por conta de a iniciativa ter partido dos próprios alunos, o que demonstra a vontade de aprender e aprofundar os conhecimentos!

Começaremos as discussões enfrentando a temática do neoconstitucionalismo, tema polêmico e que tem atraído a atenção da doutrina brasileira. Será que vivemos mesmo um paradigma vocacionado à aplicação do trinômio juiz/ponderação/princípios, ou em verdade mantivemos as mesmas bases do comportamento lastreado no respeito ao Legislativo, no qual perdura a aplicação de regras por subsunção?

O debate é bastante interessante, e, quem tiver interesse em aprofundar, pode consultar textos dotados de visões díspares sobre o assunto. Neste sentido, na doutrina brasileira, destacaria, a título exemplificativo, as pesquisas de Humberto Ávila e Luís Roberto Barroso, cujos links seguem abaixo:



Sugiro que leiam, discutam, e busquem chegar às suas próprias conclusões!

4 comentários:

  1. Olá Professor!

    Fiquei muito feliz em encontrar seu blog na rede, muito bem construído e organizado, parabéns pelo trabalho.

    Meu TCC teve por objeto o neoconstitucionalismo, tema apaixonante. Os textos acima indicados pelo Prof serviram de lastro para meu trabalho.

    Meu grande sonho é ser professor, e por isso tenho como um dos meus objetivos cursar um mestrado.

    Gostaria de umas dicas de como escolher e ingressar em um boa instituição.

    Forte abraço.

    Fabrício Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fabrício, fico feliz que os textos tenham sido úteis para sua pesquisa! Quanto a ensinar, realmente é uma atividade apaixonante. Recomendo sim fazer um Mestrado para que você aprofunde mais seus conhecimentos, sendo que a instituição depende de muitos fatores. Caso possa ajudar, me mande um e-mail! Abraço e sucesso

      Excluir